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Atendimento qualificado: 7 dicas para encantar seus clientes!

A grande concorrência do mercado de trabalho hoje exige que todas as estratégias possíveis sejam usadas na hora de fidelizar um cliente. Certamente um dos maiores e mais importantes aspectos levados em consideração por quem busca um produto ou serviço, tanto em ambiente e-commerce quanto em lojas físicas, é o atendimento qualificado.

É ele que capta a atenção do comprador ou contratante e garante o marketing positivo do “boca a boca”, além de estimular a volta do consumidor ao estabelecimento.

Reunimos aqui sete dicas para melhorar sua relação com o público e encantar clientes.

1 – Ouça atentamente para ter um atendimento qualificado

Parece um conselho bobo, mas às vezes tudo que o cliente deseja é ser ouvido. Permita que ele fale e tente entender ao máximo suas dúvidas e questões. Ser empático é uma boa forma de estreitar relações e fazer da experiência algo de que a pessoa lembrará.

2 – Personalize o atendimento

Não esqueça que cada situação é única e cada cliente também. As interpretações e expectativas de cada um fazem parte da troca instituição-público, então leve em consideração que modelos prontos de solução às vezes podem não ser efetivos.

3 – Mantenha a comunicação humanizada

Não há algo que espante mais os clientes do que conversar com máquinas. Chatbots podem ser uma ferramenta útil para primeiro contato, mas não devem ser a única oferta da empresa. Tenha bons profissionais de atendimento, que conversem e tenham boa vontade em resolver problemas ou dar dicas para questões que não estão no manual.

4 – Questione sempre que ficar em dúvida

Se inteire das expectativas de resolução de um problema. Quando se enfrenta alguma dificuldade de satisfação do cliente, o diálogo é muito importante! Através dele é possível esclarecer usos adequados do produto ou serviço e/ou descobrir como melhorá-lo, se for o caso.

5 – Valorize o cliente

Qualquer opinião sobre sua oferta deve ser levada em consideração, mesmo que não seja positiva. Algumas vezes, uma simples ligação para um cliente insatisfeito ajuda. Não se sinta constrangido em oferecer reposição, troca ou oferecer algum brinde pelo transtorno do consumidor. É assim que você encanta o cliente e oferece excelência em atendimento qualificado.

6 – Jamais prometa o que não pode cumprir

Se comprometa a resolver o que estiver a seu alcance, nunca o que está além dos seus limites ou que depende de outra pessoa ou instituição para acontecer. Promessas não cumpridas estragam a reputação da empresa e decepcionam o consumidor, que relatará a experiência ruim para outra pessoa, prejudicando sua oportunidade de crescimento.

7 – Busque identificar as fragilidades do seu atendimento e melhore

Pesquisas de satisfação, questionários e sugestões de melhorias podem ser estratégias incríveis para ter um olhar imparcial sobre o serviço de atendimento prestado. Às vezes as melhores ideias partem daí.

E você, costuma prestar um atendimento qualificado em sua empresa? Conhece alguém que precisa melhorar? Compartilhe nas redes sociais essas pequenas dicas, elas podem fazer a diferença!

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