Ser empreendedor no Brasil é um desafio e tanto. Com a quantidade tributos recolhidos e tantas burocracias administrativas, é preciso destreza e muito planejamento para fazer o negócio dar certo.
A missão do empresário é compreender e viabilizar os melhores caminhos para que os custos sejam reduzidos e uma forma legal de fazer esse ajustamento é por meio do planejamento tributário.
Essa estratégia é extremamente positiva, pois dá ao empreendedor uma análise profunda de todas as taxas indispensáveis e o que será possível eliminar para não onerar os resultados ao final de cada ciclo.
Você deseja conhecer mais sobre o planejamento tributário e como aplicá-lo na sua empresa? Confira tudo neste artigo!
Afinal, o que é o planejamento tributário?
Na hora de organizar os compromissos financeiros da administração empresarial, o empreendedor sente o peso das taxas tributárias cobradas no Brasil e para amenizar essa carga uma alternativa é o planejamento tributário.
A estratégia envolve análise, controle financeiro, economia de custos e monitoramento das contribuições. É preciso ressaltar que, apesar de aliviar a carga do contribuinte jurídico, o planejamento tributário é legal e se difere da sonegação de imposto pelo fato de que não frauda o repasse da taxa.
Resumidamente, o planejamento dos tributos é importante pois dá ao empresário mais controle na gestão do negócio, tornando-o rentável e dentro dos padrões estabelecidos pela Legislação Brasileira.
Esse método de gestão possui três tipos principais de aplicação:
Operacional
O planejamento tributário operacional prevê a redução da carga tributária por meio da antecipação de pagamentos das contribuições indispensáveis da empresa. Essa antecipação é resultado de um cronograma definido com prazo de três a seis meses.
Adequada à todas as normas vigentes, as tarefas desempenhadas nessa modalidade de planejamento propõe o cumprimento de todos os compromissos fiscais de uma empresa, como a correta escrituração e o pagamento das taxas recolhidas antes do período de vencimento.
Nesse tipo de planejamento são especificadas as responsabilidades de todos os envolvidos, atividades e os prazos que serão realizados, recursos utilizados e as melhores condições a fim de alcançar os objetivos do negócio.
Estratégico
Com o planejamento tributário estratégico o empresário estará a caminho de definir os objetivos da empresa a longo prazo, pelo menos 5 a 10 anos. Essas definições precisarão ser acompanhadas para evitar que não se torne obsoleto.
O objetivo desta modalidade é atribuir as metas do negócio e como a redução, adiamento ou a anulação das taxas de tributação poderá beneficiar esse processo. Para isso, é preciso elencar e analisar todos os fatores que podem gerar riscos ou vantagens à empresa.
Além disso, nesse processo o empresário precisará definir a missão (onde está e o lugar em que deseja chegar), visão (o que é e o que faz) e os valores (o que considera fundamental) da empresa a fim de estabelecer os caminhos que levarão aos resultados esperados.
Tático
Com foco nos setores que compõem o negócio, o planejamento tributário tático prevê a adequação de cada departamento da empresa para alcançar os objetivos estabelecidos no planejamento estratégico.
Enquanto no passo anterior as definições partem da diretoria do negócio, aqui no planejamento tático os gestores de cada área em conjunto com os seus respectivos colaboradores identificam os fatores que pontuarão a análise tributária.
Por fim, estabelece-se uma meta a médio prazo, cerca de 1 a 3 anos, para que cada departamento influencie diretamente nos propósitos da chefia.
Como implantar na minha empresa?
Como visto, ter um planejamento de controle tributário será expressivamente positivo para a empresa, para isso é preciso seguir alguns passos fundamentais. Confira abaixo todas as etapas que vão otimizar os custos fiscais do seu negócio:
- Levantamento de dados — hora de iniciar o planejamento, vamos começar então com o recrutamento das informações que vão dar base para as etapas seguintes. Aqui é preciso colher a renda bruta da empresa, número de colaboradores, quadro de clientes, etc;
- Previsão de faturamento — com todas as informações relevantes em mãos, vamos agora definir as metas de faturamento. Aqui os gestores pontuam quando esperam lucrar e quais as metas da empresa por determinado período;
- Previsão de despesas operacionais — visando antecipar os custos com administração e a venda dos produtos ou serviços, o gestor precisará pontuar as expectativas de gasto operacionais da empresa. Isso permite a preparação de ações positivas ao negócio com foco nos próximos ciclos.
- Simulação de cenários — com a finalidade de ajustamento das cargas tributárias, chega a hora de simular os cenários do mercado, que variam de otimista a pessimista, com todas as previsões possíveis a fim de encontrar a melhor maneira de aplicar o planejamento tributário da empresa.
Chegamos então ao fim deste artigo e a pergunta é: você conseguiu compreender a importância da execução de planejamento tributário dentro da gestão da sua empresa?
Ao aplicar essa estratégia você evita onerar os rendimentos de cada ciclo e ainda se adéqua nas leis tributárias sem sobrecarregar o financeiro do negócio.
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